quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Filme espelho d"água

Nesta aula pudemos acompanhar um filme em que contava a história de um fotógrafo que se notabilizou entre os cidadãos daquela localidade por registrar imagens que retratavam toda a beleza natural da região de sobradinho, local onde se passa a história.
Nosso olhar era o de identificar as diversas formas de linguagens que foram mostradas durante o filme, dentre as quais percebi a linguagem falada, as fotografias, gestos, contos, etc. O filme trata de maneira bastante irreverente a história de uma pescador que falava com a sua canoa, e para isso usa de maneira divertida a forma de linguagem dos ribeirinhos daquela região dando contornos de comédia ao filme exposto.
Não conhecia o filme e gostei da forma como o problema do assoreamento do rio são francisco foi tratado mostrando de maneira divertida que precisamos refletir mais sobre o manuseio das suas águas e de todo o ecosistema que ele engloba. Confesso que depois da disciplina passei a verificar com maior atenção as diversas formas de linguagens que nos remete a comunicação e reflexão.

Um comentário:

  1. Olá Lenilson!!

    Bacana o comentário que você fez sobre o filme Espelho D'Água, ele realmente nos dar acesso a reflexões sobre os mais difertentes tipos de linguagem, começando pela própria linguagem cinematográfica que é uma linguagem antropofágica que se alimenta de outras linguagens, no caso do filme, da linguagem fotográfica, a musical e as linguagens populares dos povos que moram às margens do São Francisco.

    Saudações,

    Mácio

    ResponderExcluir