segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O Orkut na educação

Os meios de comunicação evoluiram e facilitaram a vida de todos nós. através deles podemos conversar com pessoas distantes em tempo real, podemos teclar também com a mesma velocidade, além de outras vantagens que passaríamos dias tentando citar.
A internet foi uma grande aquisição realizada pela humanidade e que está sendo utilizada com muito afinco por todos sendo também aproveitada para fins pedagógicos, apesar de ser com a frequencia e intensidade sonhada pelos estudiosos no assunto. Podemos aqui tentar visualizar um dos dispositivos de relações humanas pela internet que é o Orkut, como forma de troca de conhecimentos, informações, mensagens, imagens, etc. todos esses conteúdos poderiam ser mais enriquecidos com valores educativos e em se tratando de educação podemos fazê-la em qualquer lugar mesmo na rede de relacionamentos. Na realidade a educação já acontece neste espaço, porém ainda não com a devida intenção pedagógica instrucional de fazer pessoas melhores, com olhar crítico e com a formação social voltada para o coletivo.

Um comentário:

  1. Verdade, ainda que não tenha a intenção pedagógica, o orkut é um site de relacionamento propicio à educação, ao aprendizado, uma veze que os mais diversos tipos de linguagens estão lá. Entretanto, sabemos também que através desse site pode circular portadores textuais carregados de ideologias anti-educacionais e nocivas á formação humana, como a prostituição e a pedofilia, por exemplo.
    No mais, o desafio é que os educadores vençam o preconceito e utilizem mais e mais estes sites pedagogicamente.

    Mácio

    ResponderExcluir