segunda-feira, 30 de novembro de 2009

TEXTOS 01, 02 E 03

Buscando fazer relação entre os textos de 01 a 03, percebi no primeiro momento as diversas formas de linguagem existentes e a influencia que exercem sobre nós no nosso cotidiano. As linguagens podem ser evidenciadas através de simbolos, signos, imagens, etc. podemos assim, ampliar a nossa visão de mundo através dessa percepção observando com mais atenção e buscando interpretar cada momento vivido com mais cuidado.
A linguagem pode ser utilizada por algumas abordagens como: a comunicação e representação. Através desses meios de utilização podemos refletir que para a melhor adequação dessa ferramenta foi necessário uma convenção social para acordar sobre determinados simbolos e signos, como o exemplo de casa, que em nenhum momento a fonética da palavra lembra a estrutura física do objeto em questão, e no entanto quando a palavra é citada nos vem logo à mente o objeto que é utilizado para a moradia.Assim são vários os exemplos que remontam essa grande teia de inter-relações que é a linguagem em sua diversidade de possibilidades.

Um comentário:

  1. É isso aí, além da representação arbitrária da linguagem, através de símbolos como o exemplo de "casa" que você citou, apresentamos também a repressentação da linguagem icone e item, sendo que a primeira é quando o signo tem semelhança com o objeto representado e o icone causa e efeito, como o desenho de uma casa representa a casa em si e nuvens carregas representa chuva, respectivamente.

    Saudações,

    Mácio

    ResponderExcluir