terça-feira, 1 de dezembro de 2009

MEMORIAL SOBRE LINGUAGEM NA MINHA VIDA

Atendendo a proposta de se fazer uma reflexão sobre a influencia da linguagem durante a nossas vidas me parece interessante por nos remeter ao passado com um olhar mais crítico sobre o tema já que acredito que anteriormente a maioria de nós não tínhamos. A minha passagem pela escola durante toda a fase de educação infantil foi muito boa e com muita diversão( essa foi a parte que mais me recordo ), no entanto quando ingressei no ensino fundamental I já sentia maior dificuldades e a linguagem lembro-me que era um bloqueio não só para mim como para a maioria dos meus colegas que se sentiam intimidados com as cobranças promovidas pelos professores com o intuito de ensinar, porém mais reprimia do que educava. Assim fui me desenvolvendo com dificuldades e muita timidez por ter a comunicação de certa forma limitada por esses bloqueios, mas mesmo assim tinha boas notas até chegar à quarta série onde encontrei uma professora que chamava os alunos de burro por não conseguir acertar as questões, o que acontecia com maior frequencia a cada dia por medo dos alunos que chegavam a faltar no dia da aula dela. Essa passagem me fez pensar sobre a maneira de se abordar as pessoas e as diversas formas de linguagem tem esse papel preponderante de transmitir a intensionalidade de uma maneira que pode levar o sujeito ao ápice ou ao fundo do poço como foi percebido na nossa classe onde o índice de reprovação foi altíssimo naquele ano na diciplina desse profissional de educação que parece não ter o conhecimento necessário para gerir pessoas e principalmente em um processo de formação.
A disciplina Linguagens na Educação nos permite ter um conhecimento sobre esse elo de comunicação que são as formas de linguagem, abrindo a mente dos futuros educadores sobre a responsabilidade na formação de pessoas que serão responsáveis pela melhora ou não da situação do País que necessita de uma transformação social que começa pela menor partícula da sociedade que somos nós individualmente como cidadãos.

Um comentário:

  1. A intenção era esta mesmo Lenilson, revisitar o passado com outros ohares e perceber o que é que as linguens fizeram de nós... pois, como você bem atesta no seu memorial de blog, a linguagem intefere na constituição da própria identidade dos sujeitos.

    Saudações,

    Mácio

    ResponderExcluir